Realize o sonho de morar perto da praia com a Gráfico!

Bem Vindo ao Blog da Gráfico

Morar perto da praia: confira razões para realizar esse sonho com a Gráfico

Publicado em 9 de janeiro de 2023

Morar perto da praia: confira razões para realizar esse sonho com a Gráfico

Morar perto da praia é uma ótima recomendação para pessoas que buscam viver bem e longe da vida agitada das cidades mais urbanas, principalmente para quem deseja ter uma rotina mais saudável.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que viver próximo ao litoral pode beneficiar a saúde mental. No estudo, constatou-se que as pessoas  que vivem a menos de um quilômetro da praia são 22% menos propensas a desenvolver depressão e ansiedade.

Além de diminuir a agitação urbana, morar perto da praia garante um maior contato com a natureza e mais possibilidades de praticar exercício e manter um estilo de vida saudável.

Neste artigo, abordamos as principais vantagens e desvantagens de morar perto da praia, além de apresentar o que deve ser considerado antes de realizar esse investimento.

Acompanhe!

Conheça as vantagens de morar perto da praia

Morar perto da praia pode melhorar a sua saúde. Segundo o estudo de J. Aaron Hipp, publicado pelo Journal of Environmental Psychology, o ambiente próximo ao mar traz mais vantagens ao bem-estar das pessoas do que os espaços de entretenimento de lugares urbanos.

Isso acontece principalmente porque a praia é um cenário para a prática de atividades físicas.

Conforme uma pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, as pessoas que vivem próximas ao mar praticam esportes com mais frequência – o estudo constatou que quem vive perto da praia, dedica, em média, 5 dias por semana para atividades físicas.

Praticar atividades físicas e esportes

A praia também é um espaço para a prática de atividades físicas ao ar livre. Assim, você pode aproveitar o sol, o mar e a areia para curtir esportes, como surfe, stand-up paddle, frescobol, natação, mergulho, vôlei e futebol. E não é preciso nem entrar na areia para desfrutar, é possível aproveitar a paisagem usando pistas de ciclismo e de caminhada na orla.

Banho relaxante

O mar também proporciona ao corpo mais relaxamento. O movimento das ondas contribui para acalmar a mente. Com isso, curtir um dia de praia pode ser uma pausa importante para aliviar a rotina cansativa e diminuir o estresse.

Leia também: Programa Casa Verde e Amarela: o que é, como funciona e quais são as vantagens

Mais saúde

Além desses benefícios para o descanso, o banho de mar pode aumentar a imunidade, melhorar a respiração e combater a insônia. Outra vantagem de ir à praia para a saúde é o contato com o sol. Quando feita com proteção e nos horários adequados, a exposição ao sol é recomendada para prevenir doenças.

Gastronomia

Viver em cidades litorâneas ainda favorece o consumo de uma maior variedade de frutos-do-mar e pescados. Além de deliciosos, os peixes e frutos-do-mar também podem fazer bem à saúde por ser fonte de proteínas, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a memória.

Contato com a natureza

Estar em contato com a natureza é uma experiência bastante positiva e relaxante, bem como pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver a consciência ambiental. Além disso, alguns estudos já comprovaram que o contato com o “verde” diminui o risco de doenças mentais, por exemplo – o que é um excelente benefício para a saúde.

Opções de lazer

Em termos de lazer e entretenimento, as cidades litorâneas lideram com as melhores opções. São diversos estabelecimentos, como quiosques, bares, restaurantes, danceterias e casas de show, tornando a morada ainda mais atrativa.

Valorização do imóvel

Morar no litoral também aumenta as chances de valorização do seu patrimônio. Isso acontece porque os imóveis localizados próximo das praias são os mais desejados, por conta da região privilegiada.

Além disso, os apartamentos e as casas localizados em regiões do litoral são mais procurados para aluguel por temporada, o que pode ser bastante vantajoso para o proprietário, visto que a locação temporária, geralmente, tem um retorno financeiro maior.

Leia também: Financiamento SBPE: entenda o que é, quais são as vantagens e de que modo funciona

O que observar ao escolher um empreendimento na praia?

Antes de adquirir uma casa ou um apartamento próximo do mar, é necessário observar alguns pontos, que explicaremos adiante.

Conheça o seu perfil e o da sua família

O primeiro ponto é entender quais são os seus objetivos e o da sua família. Morar perto da praia traz muitos benefícios, mas é importante saber se condiz com o seu perfil familiar. Se corresponder aos objetivos estabelecidos, a escolha pode significar mais bem-estar para todos.

Verifique a infraestrutura próxima

Além das paisagens naturais, muitas cidades praianas podem oferecer uma infraestrutura urbana útil para o seu dia a dia, com restaurantes, lojas e mercados por perto. Se você optar por morar perto da praia, também pode ter acesso facilitado a itens de comodidade e conforto.

Considere o investimento

Também é importante fazer um bom planejamento financeiro antes de investir em um apartamento ou uma casa em regiões praianas. Conheça a sua renda familiar e as condições de pagamento oferecidas pelas construtoras ou imobiliárias para selecionar a alternativa mais adequada.

Conheça a Gráfico Empreendimentos

Com longa experiência no mercado, a Gráfico Empreendimentos entende o cliente, oferecendo sempre as melhores condições para que o sonho da casa própria possa se tornar realidade num piscar de olhos.

Com várias unidades de condomínios fechados totalmente vendidas, a construtora é reconhecida nas praças onde atua e agora pode ajudar você a conquistar um de nossos imóveis. Já são mais de 30 mil unidades entregues.

Se você gostou de entender as vantagens de morar perto da praia, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas oportunidades.

Gostou deste artigo sobre as vantagens de morar perto da praia? Confira outros títulos no nosso blog: