Dicas sobre mudança de casa e organização

Bem Vindo ao Blog da Gráfico

Mudança de casa: passo a passo para não esquecer nenhum detalhe

Publicado em 30 de janeiro de 2023

Mudança de casa: passo a passo para não esquecer nenhum detalhe

Comprou um apartamento novo ou vai mudar para um imóvel alugado? Entender como planejar corretamente a mudança de casa é fundamental para evitar transtornos e dores de cabeça durante esse processo, que, na maioria dos casos, é bem desgastante.

Quem se organiza e planeja a mudança de casa por etapas consegue programar datas para lidar com desligamento ou solicitação de instalação de serviços como internet, assim como beneficia o transporte dos móveis, uma vez que consegue ter uma mudança mais fácil e rápida.

Saber lidar com esses detalhes proporciona tranquilidade, e, assim, você pode iniciar a nova fase com o pé direito.

Para ajudar a entender como organizar a sua mudança residencial, nós listamos dicas importantes para você passar por esse processo. Confira!

Por que planejar a mudança de casa?

Caso você more de aluguel e tenha data para deixar o imóvel, o planejamento torna-se ainda mais importante, pois evitará que perca o prazo e tenha dor de cabeça com o proprietário.

Outro ponto importante é que, ao planejar a mudança, os prestadores de serviços (água, energia elétrica, internet) vão estar cientes de que em alguns dias não haverá moradores no imóvel, e isso evita que você pague as taxas de serviço que não serão utilizadas. Alinhado a isso, é fundamental consultar se o pagamento dos serviços está em dia, principalmente para quem mora de aluguel ou vai comprar um imóvel usado.

Para um bom planejamento de mudança de casa, é preciso ter um cronograma de tarefas. É a partir daí que você se programa para não esquecer de nenhum detalhe, por menor que seja. Saiba mais nos próximos tópicos!

Frete e transportadora de mudanças: saiba as diferenças

Você sabe a diferença entre frete e transportadora? É uma dúvida muito comum e que faz a diferença na qualidade do serviço ofertado. A escolha vai depender de alguns fatores que você deve levar em conta.

No frete, você contrata um serviço informal em caminhões de pequeno ou grande porte. Nesses casos, o serviço é feito por profissionais autônomos. Caso você tenha poucos móveis e objetos, pode ser uma boa opção.

Esse tipo de serviço costuma ser mais barato, mas pode haver pouco cuidado na hora de transportar a mudança, se comparado à transportadora.

Por outro lado, o serviço oferecido por uma transportadora de mudanças residenciais conta com equipe treinada para fazer a mudança da forma correta. Algumas empresas oferecem a opção de embalar os utensílios para você por um valor adicional. Caso você tenha pouco tempo disponível, esse serviço é uma ótima escolha.

Veja como escolher uma empresa de mudança residencial

Assim como qualquer outro serviço, é necessário pesquisar a reputação da empresa antes de contratar o serviço. Analise o que ela oferece, o que dizem sobre ela, qual experiência e o que dizem os clientes. Uma excelente alternativa é verificar a página da empresa no portal do Reclame Aqui.

Opte pela empresa com mais tempo de atuação no mercado. Faça uma lista com três ou mais opções que oferecem o serviço na sua cidade e compare os preços.

Nunca escolha a opção mais barata sem analisar os prós e os contras. Mas, claro, tudo depende do que você precisa e oque as empresas têm a oferecer. Vale a pena, ainda, ligar para a empresa para entender melhor os serviços prestados.

O que vale é fazer sua mudança de casa com conforto e segurança de que todos os seus móveis e utensílios vão chegar em perfeito estado no seu novo lar.

Como realizar o desligamento dos serviços residenciais?

Se você mudar de imóvel dentro da mesma cidade, alguns serviços como internet e TV a cabo podem ser transferidos para o novo endereço. Nesses casos, informe às empresas o novo local e a data de ligação. Assim, o desligamento será feito no dia certo, evitando que você fique sem o serviço.

O pedido de desligamento dos serviços de água e energia elétrica precisam ser entregues nas devidas companhias administradoras para que o novo inquilino assuma a responsabilidade. Esquecer disso pode gerar multas e cobranças indevidas no seu nome.

A depender do serviço ou da cidade, basta ligar para a companhia. Porém, em outros casos, você precisa comparecer ao local para assinar termos de desligamento.

Outro ponto importante é ler o contrato de serviço para saber quais são os seus direitos e deveres antes e evitar cobranças indevidas, pois esse transtorno pode acontecer na hora de cancelar algum serviço.

Entenda como organizar a sua mudança de casa

Você pode começar a pesquisar o orçamento de mudança residencial online, por ser mais fácil e rápido de encontrar. Nessa busca, é possível reunir os serviços disponíveis, achar os melhores preços e escolher de acordo com as suas necessidades.

É preciso analisar se você precisa do serviço completo, com empacotamento incluso ou se consegue embalar todos os objetos. Além disso, caso a mudança seja interestadual, é preciso analisar as possibilidades de transporte (rodoviário ou aéreo).

Pense nos extras também: como funciona o desligamento de internet, energia elétrica, água e outros serviços residenciais contratados.

Imprevistos podem acontecer, mas com a mudança residencial organizada, é mais fácil resolver os problemas rapidamente. Para você entender melhor como fazer esse planejamento, continue a leitura!

Cronograma

Ao elaborar o planejamento da mudança de casa, é preciso ter ciência dos prazos. Saiba quanto tempo você tem para entregar o imóvel e quando solicitar o encerramento dos serviços essenciais.

Esse último detalhe deve ser pensado para que a residência fique sem abastecimento de água, energia elétrica ou internet antes de os moradores deixarem o imóvel.

Além disso, considere o prazo da transportadora de mudanças residenciais, caso você escolha contratar esse serviço. Se for por frete, você pretende levar alguns objetos ao imovel antes da mudança? Bom, esses pontos devem ser pensados e devem estar no cronograma.

Abaixo, veja o que colocar no seu cronograma da mudança residencial:

  • Escolha a empresa de mudança;
  • Separe as coisas que você não deseja levar para o próximo imóvel;
  • Reúna as coisas que serão enviadas na mudança e planeje a forma que você vai embalar os itens; 
  • Solicite o desligamento e transferência dos serviços de internet, TV a cabo, entre outros;
  • Caso tenha crianças ou pets, veja com parentes e amigos se eles podem cuidar deles durante a mudança;
  • Separe os itens de valor e as coisas que devem ser levadas com você;
  • Monte um kit sobrevivência para usar enquanto organiza o seu novo lar. 

Separe os objetos 

A mudança de casa é um bom momento para avaliar quais peças decorativas, móveis, roupas e outros objetos você não usa ou não atende às suas necessidades. Em cada cômodo da casa, analise o que será enviado para o novo imóvel e o que terá outros fins.

Venda ou doe os objetos que não serão usados 

Separou os objetos? Para os itens que você não precisa mais, uma boa destinação é doá-los ou vendê-los. O recomendável é que esse processo seja feito antes da mudança para economizar espaço e tempo de organização no imóvel novo.

Procure locais que recebam as doações e/ou anuncie na internet ou entre grupos de amigos os itens que você pretende vender. O dinheiro recebido pelas vendas pode ser usado para pagar o serviço de mudança.

Empacote os objetos menos usados primeiro 

Sabe aquelas peças que você não usa ou que não são de utilidade diária? Esses itens devem ser os primeiros a serem embalados para a mudança.

Para isso, escolha bem esses objetos. Os itens de cozinha, por exemplo, são essenciais até o último momento, por isso, não podem ser guardados primeiro.

Para empacotar, tenha em mãos caixas de papelão e plástico bolha para garantir firmeza no carregamento e proteger às peças.

Atenção aos objetos frágeis

Os objetos frágeis, como itens de vidro, precisam ser identificados e guardados com o dobro de cuidado e proteção. Deixe-os em caixas em um canto separado e devidamente sinalizados com a frase: “Cuidado. Frágil.”.

É preciso avisar para quem vai carregar as caixas que estas se tratam de objetos frágeis e que podem quebrar facilmente.

Sinalize as caixas

Identifique as caixas de forma que te ajude na hora de desempacotar. Para isso, coloque uma etiqueta ou escreva em cada caixa sinalizando a qual cômodo os objetos pertencem.

Ao chegar ao novo imóvel, deixe cada caixa em seu devido cômodo para facilitar a organização.

Roupas devem ser colocadas em malas 

Baús ou caixas de papelão podem ser ótimas oportunidades para o ataque de fungos e ácaros, especialmente se você deixar as roupas guardadas por muito tempo. O melhor é armazenar as peças em malas para fugir desses microrganismos indesejáveis e da umidade.

Caso não seja possível, pode colocar as roupas em caixas de papelão, mas protegidas com sacos plásticos.

Como embalar os objetos para mudança? 

O processo de embalar os objetos é sempre o mais difícil na hora da mudança. É comum ficar perdido e não saber por onde começar.

O ideal é começar a embalar os objetos por cômodo. As roupas, como dissemos, devem ser levadas em malas. Mas outras dicas também são importantes:

  • Evite levar líquidos e embalagens de alimentos abertos. Se não houver outra opção, coloque-os em recipientes lacrados;
  • Utilize o jornal para proteger os potes de vidro e de cerâmica antes de empacotar. Plástico bolha também é indicado;
  • As porcas e parafusos decorrentes do desmonte dos móveis devem ser guardados em sacos separados e etiquetados para não serem perdidos na mudança;
  • Use edredons e cobertas para proteger móveis de madeira e materiais delicados que podem arranhar;
  • Computadores e TVs devem ser carregados, de preferência, na embalagem original. Caso não seja possível, use plástico bolha e coloque-os em caixas ou leve no carro.

Realizar uma mudança, geralmente, costuma ser bastante cansativo, principalmente por conta da quantidade de coisas que devem ser realizadas para que não haja transtornos durante o processo.

Conheça Gráfico Empreendimentos

Com longa experiência no mercado, a Gráfico entende o cliente, oferecendo sempre as melhores condições para que o sonho da casa própria possa se tornar realidade.

Com várias unidades em condomínios fechados totalmente vendidas, a construtora em Salvador é reconhecida dentro e fora do estado.

No site da Gráfico Empreendimentos você pode entrar em contato conosco por um chat online que possibilita tirar dúvidas e manter contato com a empresa.

Gostou deste artigo com dicas para mudança de casa? Então, leia outros títulos em nosso blog: