Gráfico Empreendimentos - Notícias

Últimas
Notícias

29 Mai 2021

Energia solar em condomínio residencial: como funciona e quais são as vantagens

A energia solar em condomínio residencial é uma solução que contribui para diminuir os impactos no meio ambiente, além de permitir que os condôminos economizem na conta de luz.

Além disso, quem investe em imóveis em condomínios com essa vantagem pode receber um excelente retorno, porque as unidades tendem a ser valorizadas no mercado.

A seguir, explicaremos como essa tecnologia funciona em condomínios e quais são os principais benefícios para os moradores.

Neste artigo, também apresentaremos os imóveis da Gráfico Empreendimentos que contam com essa energia renovável. Confira!

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma opção de fonte limpa e renovável, produzida por meio da radiação do Sol.

Geralmente, os módulos solares são instalados nos telhados dos imóveis ou das áreas comuns – habitualmente na área mais alta, pois, as estruturas não podem ser atingidas por sombra.

A potência gerada é dividida igualmente por todas as unidades consumidoras, além dos espaços comunitários do condomínio. Com isso, tudo o que é usado é descontado do volume produzido.

Instalação da energia solar em condomínio residencial: tire suas dúvidas

Esclareça as principais questões que podem surgir sobre essa fonte de energia.

Como funciona a placa de energia solar

A placa de energia solar é composta por elementos capazes de receber a radiação solar, produzir corrente elétrica e então distribuí-la pela área consumidora.

A captação é feita pelos módulos solares, placas produzidas com um material apropriado para gerar essa corrente, que por sua vez é levada por cabos a um inversor.

Por fim, o quadro geral liga a energia e a compartilha com as áreas selecionadas, seja as compartilhadas pelos condôminos ou as unidades habitacionais. Dessa forma, você consegue usar a energia em qualquer ponto do condomínio ou da casa, por exemplo, para acender uma lâmpada ou para ligar um chuveiro elétrico.

Compensação de energia

O sistema fotovoltaico funciona por meio de compensação de energia. Assim, se o consumidor não usar toda a energia gerada pela placa solar, é possível injetar o restante para a rede da concessionária.

Os créditos de energia podem ser usados posteriormente, dentro de um prazo de 60 meses.

Troca do relógio de luz

Ao adotar a energia solar, a medição do consumo passa a ser feita pelo relógio bidirecional. Esse medidor ainda calcula a quantidade de energia que é injetada na concessionária. Dessa forma, o relógio consegue contabilizar o que é utilizado dos créditos de energia.

Vantagens da energia solar em condomínio residencial

Detalharemos adiante os principais benefícios do uso dessa fonte de energia em condomínios de casas e apartamentos. Saiba mais!

Instalação descomplicada

A facilidade de instalação é um dos principais benefícios do sistema fotovoltaico para condomínios.

Caso os moradores decidam expandir a instalação com o objetivo de gerar mais energia elétrica, as placas solares podem ser adotadas sem a necessidade de fazer mudanças nos imóveis.

Manutenção de baixo custo

Além disso, a manutenção dos painéis de energia solar não exige altos investimentos. A vida útil do material é considerada extensa e pode chegar a 40 anos. Os sistemas também apresentam cerca de 20 anos de garantia, a depender do fabricante.

Sustentabilidade

Os sistemas fotovoltaicos ainda têm a vantagem de não gerar gases nocivos ao meio ambiente. A produção de energia é feita através de uma fonte que é abundante e se renova na natureza.

Redução na conta de luz

A economia nos gastos com a conta de luz é um benefício que pode aliviar o orçamento do condomínio. Geralmente, a economia é de 95% nas contas de energia. O empreendimento que opta pela instalação pode obter o retorno do investimento no período de 4 a 7 anos.

Imóvel valorizado

Além da diminuição dos gastos na conta de luz, a adoção dessa fonte de energia também torna os imóveis mais atrativos no mercado imobiliário. O preço de venda ou aluguel de um apartamento ou casa em um condomínio com placa solar pode ser valorizado em torno de 30%.

Algumas cidades ainda contam com iniciativas para estimular o uso dessa fonte renovável. Com isso, é possível que os imóveis em condomínios residenciais com sistema fotovoltaico obtenham desconto em impostos.

Em Salvador, o IPTU Verde concede até 10% de desconto no pagamento do tributo por conta de ações de sustentabilidade.

Empreendimentos com energia solar: conheça os imóveis da Gráfico

Hype Concept Home

Localizado no bairro Caminho das Árvores, em Salvador - BA, o empreendimento Hype Concept Home é credenciado com o selo IPTU Verde, da prefeitura municipal. As vagas de estacionamento do condomínio são preparadas para a recarga de veículos elétricos. Há opções de apartamentos com 1 ou 2 quartos e o lobby conta com pé-direito duplo.

Vog Privillege

Em Vitória da Conquista - BA, o residencial Vog Privillege conta com excelente localização, na Olívia Flores. Assim, os moradores têm acesso fácil a todos os pontos da cidade. São duas torres, com apartamentos de 2 ou 3 quartos, com suíte e área gourmet.

Gran Reserva Imbuí

No bairro do Imbuí, em Salvador - BA, o empreendimento da Gráfico Gran Reserva Alto do Imbuí tem apartamentos de 2 quartos, com suíte e varanda. Os moradores ainda podem aproveitar a estrutura, que oferece itens como academia e piscinas adulto e infantil.

Vog Ville Caruaru Boulevard Norte

O residencial Vog Ville Caruaru Boulevard Norte, em Caruaru - PE, conta com apartamentos de 2 quartos com suíte. Além disso, as unidades localizadas no pavimento térreo contam com jardim privativo.

Valle São Francisco

Já o Valle São Francisco, em Petrolina - PE, tem casas com 3 dormitórios. A opção no térreo tem 1 suíte e a de 2 pavimentos dispõe de 3 suítes. O condomínio também apresenta infraestrutura completa de lazer para toda a família.

Valle Flor do Guarujá

Também localizado em Petrolina - PE, o Valle Flor do Guarujá oferece casas com opções de 2 ou 3 quartos. O empreendimento ainda conta com coleta seletiva, arejadores e redutores de vazão nas torneiras, além de louças sanitárias com opção de fluxo para economizar no consumo de água.

Invista em tecnologia e conforto: conte com a Gráfico

Se você gostou de conhecer as vantagens de ter energia solar em um condomínio residencial, entre em contato com a Gráfico para comprar o seu imóvel.

Para facilitar o relacionamento e manter um contato humano e próximo dos seus clientes, a Gráfico Empreendimentos disponibiliza um chat online no site e também por WhatsApp, fornecendo informações personalizadas em cada atendimento.

Com diversas opções de imóveis disponíveis para venda, a empresa busca oferecer qualidade de vida para todos os seus clientes.

Gostou deste artigo? Confira também:

Até a próxima!