Como comprar apartamento sem entrada: oportunidades

Bem Vindo ao Blog da Gráfico

Guia completo: saiba como comprar apartamento sem entrada

Publicado em 14 de maio de 2024

Guia completo: saiba como comprar apartamento sem entrada

Você quer adquirir um imóvel, mas o valor da entrada está fora do orçamento? Então, é hora de pensar em como comprar apartamento sem entrada.

Essa é uma possibilidade que muitos desconhecem, mas que pode ser alcançada por meio de programas de financiamento que não exigem pagamentos iniciais elevados. 

Por isso, é preciso se informar sobre os subsídios governamentais, financiamentos imobiliários diferenciados e acordos diretos com incorporadoras para transformar o sonho de ter um imóvel em realidade, mesmo sem um valor significativo para a entrada.

Neste artigo, você descobre com a Gráfico se é possível financiar um imóvel sem entrada e quais são as possibilidades do mercado mais viáveis para você. Confira!

É possível comprar um apartamento sem entrada?

Existem formas de comprar um imóvel sem entrada, financiando esse custo. Portanto, há duas opções: preparar-se melhor para pagar essa despesa ou adquirir um imóvel próprio, pagando esse valor em outras condições que serão discutidas neste artigo.

Para quem não consegue juntar o dinheiro suficiente, nem mesmo mediante bons parcelamentos, a resolução é optar por programas como o Minha Casa Minha Vida, financiamento imobiliário e outras possibilidades, como a negociação direta com construtoras para não extrapolar seu orçamento.

Como calcular o valor da entrada de um imóvel?

Para realizar o sonho da casa própria, calcule o valor desta entrada verificando o valor total do imóvel e certifique-se de quanto é a porcentagem solicitada a ser destinada para a entrada por parte da imobiliária. O mais comum é a cobrança de 20%.

Vale a pena comprar um apartamento sem entrada?

Sim, as formas existentes para quem não pode pagar a entrada são vantajosas, já que esse valor costuma ser maior que as parcelas.

No entanto, considere que o número de parcelas aumentará sem o pagamento da entrada. Logo, analise suas condições de compra também, por causa da incidência de juros em cima do valor total do imóvel.

Passo a passo de como comprar apartamento sem entrada

Realize o sonho da casa própria de uma forma que seja possível para você, optando por um orçamento que caiba em sua realidade diante das opções abaixo. Uma delas é o financiamento de um imóvel sem entrada, cobrindo 100% do valor.

Confira como comprar apartamento sem entrada em situações específicas e com apoio de programas flexíveis de negociação do valor.

Pesquise e simule

Comece avaliando opções de financiamento imobiliário como o programa Minha Casa Minha Vida e pesquise as opções de imóvel disponíveis verificando suas características.

Recorra às instituições financeiras que realizam esse empréstimo, dando ao comprador um tipo de linha de crédito especial.

Realize uma análise de crédito imobiliário

Como comprar apartamento sem entrada se não consultar aos bancos sobre a possibilidade de financiamento para efetuar essa aquisição? As instituições financeiras fazem uma análise profunda do histórico do cliente, e você pode verificar uma simulação para ter mais informações sobre esse crédito.

As construtoras também podem oferecer boas condições, principalmente para casas e apartamentos na planta.

Faça uma proposta

Cumprindo os requisitos básicos, como não contar com restrições ao crédito, faça uma proposta para o imóvel de seu interesse, sua oferta de compra. Depois da análise de seu perfil, participe desse tipo de negociação e aguarde pela possível aprovação.

Separe suas documentações

Para finalizar sua compra, excluindo a necessidade de entrada, qualquer empresa ou instituição financeira irá solicitar uma grande quantidade de documentações nessa jornada antes de aprovar seu pedido. Aqui estão os documentos necessários para iniciar o processo:

    • Documentos pessoais 
      • Documento de identificação (RG ou CNH)
      • CPF
      • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou de casamento)
      • Comprovante de residência atualizado
  • Comprovação de renda
      • Contracheques dos últimos três meses
      • Declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários
      • Carteira de trabalho e/ou contrato de trabalho
  • Documentos do imóvel
      • Matrícula atualizada do imóvel
      • Certidão negativa de ônus e alienações
      • Documentação do vendedor (pessoa física ou jurídica)
  • Outros documentos
    • Declaração de não propriedade, se necessário
    • Histórico de crédito, se solicitado pelo banco

Alternativas de financiamento sem entrada

Como usar o FGTS na compra do apartamento?

As instituições concedem a compra do imóvel sem entrada, realizando o pagamento a prazo por meio de prestações. Para quem não tem condições de adquiri-lo à vista, o Sistema de Financiamento Habitacional, por exemplo, parcela o valor total do imóvel até 80% e a entrada de 20% pode ser paga com o FGTS.

Com construtoras, é possível ter oportunidades de pagamento usando seu FGTS como entrada se o saldo corresponder também aos 20% do valor total do imóvel.

Em qualquer caso, consulte as documentações necessárias junto à imobiliária para solicitar esse valor diante do programa escolhido e cumprindo suas devidas regras.

Consórcio imobiliário: opção para comprar apartamento sem entrada

Como comprar apartamento sem entrada passa pela opção dos consórcios imobiliários. Essa adesão no mercado é para obter o crédito necessário para adquirir esse imóvel próprio sem pagar a entrada, parcelando em prestações e acompanhando as contemplações da carta de crédito.

Os membros podem participar de sorteios ou lances, sendo uma das principais modalidades de aquisição de imóveis no mercado. 

Esse crédito necessário para ter o imóvel sem entrada e parcelado oferece planos para atingir esse objetivo com vantagens como uma aquisição programada, com flexibilidade e considerada mais econômica.

Logo, o consórcio também não exige um pagamento inicial e simplifica a realização desse sonho sem cobrança de juros, comprando cotas para investir em sua casa própria e escolhendo o valor mensal que deseja pagar.

Dicas para planejar a compra de um apartamento sem entrada

Organize suas finanças, porque se planejar financeiramente para pagar um financiamento e comprar um apartamento é fundamental, já que as prestações são acrescidas de juros. Ou seja, planeje-se e conheça seu perfil para conseguir pagar as parcelas do financiamento.

Portanto, veja abaixo como comprar apartamento sem entrada, reavaliando sua situação financeira e suas necessidades.

Estabeleça objetivos

O planejamento financeiro garante a economia da entrada se a decisão por financiar um imóvel estiver clara diante das demandas familiares, dos objetivos e das metas pessoais, sendo um bom negócio e uma prioridade ter uma moradia própria.

Logo, avalie sair do aluguel com poucos recursos e evite gastos supérfluos para ter segurança financeira nesse processo, comparando condições e realizando seu sonho com a instituição que oferecer maiores vantagens.

Tenha gastos e ganhos no seu radar

Com todas as possibilidades de financiamento de imóvel, saiba qual é a sua renda mensal e quanto poderá comprometer para pagar as parcelas.

Para isso, anote tudo o que você ganha e gasta. Pesquise valores e faça essa autoanálise, registrando todas as movimentações para desafogar seu planejamento financeiro, incluindo seu salário e avaliando as possibilidades diante de suas despesas, receitas e juntando dinheiro sem pesar seu orçamento.

Controle seu orçamento

Para quitar seu financiamento mais rapidamente, junte seu salário e evite compras por impulso para justamente manter um orçamento saudável. 

Afinal, o financiamento de um imóvel com boas condições precisa desse controle para compor a renda mensal sem preocupações com as parcelas. 

Compre o seu apartamento de acordo com seu perfil e comprometa seus gastos somente com itens necessários. Agora, conheça a melhor solução para adquirir seu imóvel.

Adquira seu imóvel com a Gráfico Empreendimentos

Conheça nossos empreendimentos e nossas facilidades no processo de aquisição da casa própria. Escolha entre as melhores formas de financiamento e adquira seu imóvel com a Gráfico.

Nós auxiliamos no processo de compra, com documentação simplificada, e você escolherá uma construtora referência no mercado para tirar suas dúvidas e adquirir seu imóvel com a melhor opção.

Fale conosco e alcance seu sonho da casa própria com a Gráfico Empreendimentos.

Confira outros títulos no nosso blog: