Escritura de um imóvel: tudo o que você precisa saber

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Escritura de um imóvel: seu guia completo de A a Z

Publicado em 21 de maio de 2024

Escritura de um imóvel: seu guia completo de A a Z

A escritura de um imóvel é um dos passos mais importantes na compra ou venda de uma propriedade. Esse documento é essencial para a transferência de titularidade do imóvel, garantindo que o processo seja feito de forma segura e transparente. 

Uma escritura bem elaborada deve conter todas as informações relevantes sobre o imóvel e as partes envolvidas, incluindo a descrição detalhada da propriedade, o valor da transação e os dados completos do comprador e do vendedor.

Além disso, deve estar em conformidade com todas as leis e os regulamentos locais para evitar qualquer tipo de problema legal no futuro.

Descubra, neste artigo da Gráfico, tudo sobre a escritura de um imóvel, para que ela serve, o que é e qual é a sua importância.

O que é escritura de imóvel?

A escritura de imóvel é um documento público que assegura a validade jurídica e oficializa a negociação de compra e venda do imóvel.

Ele é feito em cartório e garante o direito à propriedade, uma espécie de contrato para o novo dono. Ou seja, o comprador valida por meio desse documento a sua propriedade de forma jurídica.

Por que a escritura é fundamental?

Porque esse é um documento emitido para garantir a propriedade do bem e valida o acordo e a operação feita entre vendedor e comprador juridicamente, com papel timbrado. 

Dessa forma, com a assinatura de ambos e o símbolo da República Federativa do Brasil, a escritura pública confirma a transação de um imóvel.

Saiba quais são as consequências de não realizar a escritura

Os riscos de não fazer a escritura passam por não conseguir comprovar de fato que você comprou o imóvel, ou seja, não tem a comprovação de transferência do bem.

Também é necessário fazer o registro do imóvel para te colocar como o novo proprietário e evitar surpresas como mais de um proprietário de sua casa ou apartamento, caso o vendedor faça a mesma venda para outras pessoas.

Diferença entre escritura e registro de imóvel

Os dois documentos, tanto a escritura quanto o registro de imóvel, são fundamentais, mas não representam a mesma coisa na transação do imóvel.

A escritura documenta a transação do imóvel à vista, a operação realizada. Logo, a diferença na compra, venda e regularização desse processo é que o registro do imóvel adquirido é necessário e complementa a formalização da escritura em cartório. 

É esse documento que transfere a propriedade em definitivo, por isso o seu objetivo é efetuar o registro do imóvel.

Cenários de compra à vista e compra financiada

O procedimento para a escritura de um imóvel financiado, uma solução de crédito normalmente aprovada por instituições financeiras, tornando a compra do imóvel mais acessível, é um pouco diferente. 

Entenda a seguir.

Compra à vista

A transação de um imóvel à vista sempre necessita de uma nova escritura pública elaborada pelo Cartório de Notas para ter o valor judicial que mencionamos acima, comprovando a transferência do bem. Logo, a escritura de imóvel sempre é necessária e entra nos custos para comprá-lo.

Compra financiada

Além dos custos do financiamento para adquirir um imóvel, como juros no processo de compra e a correção monetária, também é preciso entregar algumas documentações e cobranças feitas em cartório. 

A escritura de um imóvel continua sendo essencial, seja ele financiado ou não. Mas ela só é emitida após a quitação do financiamento, sendo o contrato firmado com o banco e apresentado em cartório a sua substituição.

Checklist de documentos necessários para a escrituração

A documentação necessária para fazer a escritura de um imóvel são os explicitados abaixo, os principais documentos solicitados por parte do comprador, do vendedor e do imóvel de fato, com suas taxas para dar entrada.

A elaboração da escritura de um apartamento ou uma casa preenche este checklist:

Documentos do vendedor

A escritura e registro de imóvel solicita os seguintes documentos do vendedor:

  • Cópia autenticada de RG e CPF de todos os proprietários, caso haja mais de um envolvido;
  • Certidão de casamento atualizada;
  • Comprovante de endereço;
  • Profissão de todos os proprietários e cônjuges;
  • Pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública (para pessoas casadas).

Documentos do comprador

  • RG e CPF próprio e do cônjuge caso seja um comprador casado;
  • Certidão de casamento atualizada (se for o caso) ou certidão de nascimento;
  • Pacto antenupcial registrado;
  • Comprovante de endereço completo;
  • Profissão.

Documentos do imóvel

  • Matrícula de imóvel atualizada;
  • Certidão Negativa de Débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Certidão negativa de ônus [obtida  no Cartório de Registro de Imóveis (CRI)];
  • Certidão negativa de ações (obtida em fóruns com o Poder Judiciário);
  • Certidão de cadastro no município, valor venal e certidão negativa de débitos municipais do imóvel;
  • Atestado de ausência de débitos emitido pelo síndico, se o imóvel estiver em um condomínio;
  • Comprovante de recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Qual é o valor da escritura de um imóvel?

O valor da escritura de um imóvel vai além do quanto você gasta para emitir o documento para oficializar o acordo de compra e venda.

A taxa da escritura de um imóvel varia de estado para estado no processo de compra e é estabelecida por uma tabela progressiva. Logo, a taxa paga é publicada anualmente e cada estado do país tem sua cobrança.

Depende também do valor do bem que está sendo negociado. Portanto, os custos envolvidos para tirar esse documento variam entre 2% e 3% do preço.

Dicas para verificar a regularidade do imóvel e do vendedor

Verifique a regularidade de um imóvel procurando sua matrícula em um cartório. A matrícula é o documento responsável por individualizar cada imóvel.

Certifique-se  também se a propriedade está em nome do real proprietário.

Passo a passo para a escritura de um imóvel

Onde e como fazer a escritura de um imóvel, como tirar esse documento tão importante? Para fazer a escritura de um imóvel, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: vá ao Cartório de Tabelionato de Notas

Esse é o cartório habilitado para fazer a escritura de imóvel. Ao contrário do registro de imóvel, que precisa ser feito obrigatoriamente no Cartório de Registro de Imóveis onde está a matrícula do bem.

Mas no Tabelionato você consegue elaborar a escritura pública. Se preferir, peça o orçamento com o valor do imóvel em mãos.

Passo 2: separe os documentos a ser apresentados

Apresente as certidões do imóvel e a documentação de compradores e vendedores para finalizar. Vale destacar que, se uma das partes for representada por um procurador, ele precisa apresentar a procuração e as certidões necessárias para a escritura de imóvel. Assim, terá poderes específicos para essa ação.

Passo 3: é possível solicitar a escritura de imóvel on-line

Solicite uma escritura de imóvel on-line por meio do site e-Notariado, uma plataforma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que digitaliza os principais serviços de cartórios, ou pelo aplicativo desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil.

Mas, para ter acesso a esse serviço no e-Notariado, você deverá adquirir um certificado digital notarizado em um cartório credenciado (um documento gratuito).

Passo 4: recolha o imposto devido

Esse imposto é o ITBI, um dos documentos necessários para que o procedimento de escritura de imóveis seja concretizado.

Logo, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um valor devido à prefeitura do município em que o imóvel está localizado. Esse é um imposto que deve ser quitado e custa entre 2% e 3% do valor venal do imóvel.

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