Dicas para reduzir as taxas de juros de financiamento de imóvel

Bem Vindo ao Blog da Gráfico

Veja como reduzir juros do financiamento do imóvel: conheça 5 dicas!

Publicado em 6 de setembro de 2022

Veja como reduzir juros do financiamento do imóvel: conheça 5 dicas!
Diminuir os gastos com o pagamento de taxas durante a compra de um imóvel é o desejo da maioria dos compradores. Afinal, aquele valor que será economizado pode ser direcionado para outras demandas como reforma ou mobília.
Pensando nisso, preparamos este artigo com cinco dicas de como reduzir os juros do financiamento na hora de comprar o seu imóvel e como identificar se os juros do seu financiamento estão altos. Confira!
A taxa Selic influencia diretamente o valor dos juros.
Quem deseja reduzir os juros de financiamento precisa saber que a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) tem um papel fundamental nesse processo. É por meio dela que bancos e outras instituições financeiras calculam quanto um consumidor deve pagar quando solicita um empréstimo.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) é quem decide o valor da Selic. A cada 45 dias é realizada uma reunião para decidir o valor da taxa. Durante o encontro, o conselho indica se a Selic aumenta, diminui ou permanece estável.
Porém, mais do que uma taxa, a Selic é um sistema inteiro que trata de operações entre bancos. A taxação, por sua vez, funciona desde 1999 e hoje é a única que trata dos juros no país, seja qual for a área.
Nesse sistema, é preciso entender que quando a taxa Selic, por algum motivo, está alta, fica mais caro fazer o empréstimo. Por outro lado, se os juros ficarem abaixo da média no mercado, a tendência é que os preços de basicamente tudo o que é consumido aumentem.
Ou seja, é preciso manter-se vigilante sobre essa taxa para saber se é a melhor hora de pedir um empréstimo, assim como estar por dentro das altas e baixas da inflação no país.
Como identificar se os juros do financiamento imobiliário estão altos?
Atualmente, não existe uma tabela que indique ao consumidor o que é normal e o que é excessivo no setor imobiliário.
Para identificar se os juros praticados estão altos, o que deve ser feito é ter atenção nas demais opções de financiamento e pesquisar se o que estão cobrando de você está muito acima do que é praticado no mercado.
Contudo, os valores dos juros flutuam bastante durante o ano, afinal, eles variam de acordo com a economia do momento, principalmente com a taxa Selic.
5 dicas para reduzir juros de financiamento imobiliário
Agora que você entendeu um pouco sobre as taxas, é hora de entender na prática como evitar os juros abusivos na compra do imóvel. Por isso, separamos algumas dicas para que você aprenda a reduzir os juros de financiamento imobiliário.
Papel e caneta na mão, porque é hora de anotar tudo!
1 – Fazer a amortização da dívida
Quando você pensa em reduzir juros de financiamento de um imóvel, a primeira opção é tentar quitar a dívida. Basta olhar seu contrato com o banco. Por lá, é possível saber quanto você gastaria hoje para fazer a amortização.
Quem está no final do pagamento ou tem um dinheiro extra consegue ficar livre e receber um desconto para quitar a dívida com a instituição financeira. Às vezes, os juros estão tão excessivos que compensa mais realizar um empréstimo para quitar a dívida do que continuar pagando mensalmente.
2 – Tente renegociar com o seu banco
Ao notar que as taxas estão altas, o melhor é entrar em contato com o banco. Apresente o problema e peça uma solução. Pode haver uma renegociação da taxa de juros para você continuar pagando normalmente.
O que você precisa é só conversar e saber quais são as suas opções. Se nenhuma solução for viável, há sempre a possibilidade de migrar o seu financiamento.
3 – Faça a portabilidade do financiamento
A portabilidade de financiamento é uma opção que nem todo mundo conhece. Você não precisa começar e finalizar os pagamentos de um imóvel com o mesmo banco, é possível solicitar uma transferência.
Achou uma instituição financeira com juros menores? Tenha em mãos todos os dados do seu financiamento, solicite uma simulação de portabilidade e aguarde qual proposta eles vão te oferecer. Se essa for uma opção real para reduzir os juros de financiamento imobiliário, manifeste seu interesse.
4 – Reveja as condições de pagamento temporariamente
Nesse caso, é mais uma questão temporária. Você não consegue reduzir juros de financiamento diminuindo as parcelas, mas consegue negociar o pagamento quando apresenta uma dificuldade financeira ao banco credor.
É possível pagar de 50% a 75% do valor das parcelas. No entanto, o saldo que você deve é acumulado posteriormente, no fim da dívida. É mais uma saída para não deixar de pagar e conseguir se reerguer financeiramente. Depois, as parcelas voltam ao valor normal.
5 – Mudar de sistema financeiro
Quem comprou pelo SFI não possui parâmetros de juros definidos e tudo pode ser negociado entre banco e clientes. Se é o seu caso, você pode tentar reduzir juros de financiamento mudando para o SFH, que é um programa do governo com taxas reguladas.
Para mudar o seu sistema de financiamento, é preciso entrar em contato com o banco e prosseguir com a portabilidade.
Como o uso do FGTS pode contribuir para a diminuição dos juros?
Se você tem saldo do FGTS suficiente para amortizar a dívida, é uma boa ideia fazê-lo. Nesse caso, você pode unir três dicas que te demos acima: amortização, mudança de sistema e portabilidade.
Você usa seu saldo para conseguir valores menores de juros, já que vai pagar tudo antes do tempo. Mas para fazer essa amortização é preciso que o sistema usado seja o SFH. Ou seja, é válido pensar na portabilidade antes.
Em todo caso, pegue toda a documentação no banco e estude-a. Converse com o gerente do seu banco e veja qual a melhor opção. Pode ter certeza de que eles estão interessados em que você quite a dívida quanto antes, especialmente para fugir de credores que podem ter dificuldades para pagar no futuro.
Amortização: qual é a melhor alternativa para ter juros menores?
A amortização já é uma forma de abdicar do pagamento dos juros. Como dissemos, a partir do momento que você escolher esse caminho, já renuncia a valores extras que pagaria nas parcelas seguintes.
Mas como fazer esse processo da melhor forma? Confira como:
  • Usando o seu saldo do FGTS;
  • Utilizando sua reserva financeira, desde que não te deixe sem dinheiro para emergência;
  • Por meio de um planejamento familiar e reunir economias dos componentes da casa;
  • Com empréstimo, desde que o valor da taxa de juros seja menor que a que você paga;
  • Investindo dinheiro ao longo do financiamento e usando o crédito para a quitação.
Antes de pensar em qualquer caso, entenda que a amortização não pode ser um sacrifício para a saúde financeira da sua família. Existe uma diferença entre fazer um esforço para conseguir quitar e se privar do essencial.
Como solicitar a redução dos juros do financiamento imobiliário?
O primeiro passo você deu, que foi procurar opções viáveis para reduzir juros do financiamento imobiliário. Só aqui neste texto você encontrou 5 dicas importantes.
Depois que você analisou, o próximo passo é conversar com o seu banco. Vá até à agência e explique a situação à gerência. Haverá propostas e você conseguirá analisar o que é melhor para você e seu financiamento.
Conheça a Gráfico Empreendimentos
Com longa experiência no mercado, a Gráfico entende o cliente, oferecendo sempre as melhores condições para que o sonho da casa própria possa se tornar realidade.
Com várias unidades em condomínios fechados totalmente vendidas, a construtora baiana é reconhecida dentro e fora do estado.
No site da Gráfico Empreendimentos, você pode entrar em contato conosco por um chat online e tirar dúvidas.
Agora que você sabe como reduzir os juros de financiamento de imóveis, confira outros títulos semelhantes que separamos para você:
  • Conheça a Gráfico Empreendimentos e os melhores imóveis em condomínio fechado em Camaçari?
  • Benefícios de morar em condomínio fechado: conheça oito deles
  • Energia solar em condomínio residencial: como funciona e quais são as vantagens